A Espanha optou por retirar a medalha de Mérito Militar que o tirano Pinochet recebeu em 1975
Redação Publicado em 12/09/2023, às 12h37
Em meio ao aniversário de 50 anos do golpe de estado no Chile, que marcou o início da sangrenta ditadura de Augusto Pinochet, a Espanha decidiu tomar uma decisão em relação à medalha que o tirano recebeu em 1975.
Naquele ano, o ditador foi condecorado com a Grã-Cruz do Mérito Militar, no entanto, como repercute a Veja, o Conselho de Ministros da Espanha vai aprovar a retirada da medalha.
Através do X, o antigo Twitter, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que o momento é de reparar uma 'injustiça histórica'.
"Há 50 anos, a democracia chilena foi vítima de um ataque brutal que abalou o mundo", publicou ele através da rede social. "Hoje, 11 de setembro, é o momento de reparar uma injustiça histórica. Amanhã o Conselho de Ministros retirará ao ditador Pinochet a Grã-Cruz do Mérito Militar, atribuída em 1975".
Gabriel Boric, presidente do Chile, agradeceu o ato da Espanha. Na rede social, ele fala sobre a importância da 'memória e justiça'.
"Obrigado Presidente Sánchez. Pela memória e justiça, mas sobretudo para o futuro, para que nunca mais. Um abraço fraterno", respondeu Boric.
Após derrubar Salvador Allende, presidente eleito democraticamente, a ditadura Pinochet iniciou um período de terror no Chile. Durante o regime, inúmeras pessoas foram mortas e mais de 3 mil desapareceram como resultado das perseguições.
Através de sua conta no X, o presidente Luis Inácio Lula da Silva relembrou os 50 anos do episódio.
"Hoje é dia de celebrar a democracia, homenagear Allende e repudiar qualquer tentativa de golpe – no Chile, no Brasil, na América do Sul, no mundo", compartilhou Lula.
Gérard Depardieu é condenado na França por crimes de agressão sexual
Cano de madeira romano é descoberto sob cidade belga
Brasileira perde o cargo de freira por 'beleza em excesso'; entenda!
Túmulo megalítico de 5.500 anos é restaurado na Alemanha
Mapa mostra como a Terra poderá estar em 250 milhões de anos
Morta há 433 anos, Santa Teresa tem corpo exibido pela 1ª vez em mais de século