Equipes trabalhando no resgate das vítimas no rio Potomac - Getty Images
Acidente

Acidente aéreo em Washington: o que equipe de aeroporto disse na hora da colisão?

Desde a confirmação da tragédia, equipes de resgate foram mobilizadas no rio Potomac na tentativa de recuperar os corpos das vítimas

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 30/01/2025, às 11h17

Um áudio da torre de controle revelou momentos de confusão durante o acidente entre um helicóptero militar e um avião da American Airlines na noite desta quarta-feira, em Washington, Estados Unidos.

O voo 5342 da American Eagle, subsidiária da American Airlines, tentava pousar no Aeroporto Ronald Reagan quando colidiu abruptamente com um helicóptero militar Black Hawk, como registrado em vídeo. O avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero levava três soldados.

Webcam at the Kennedy Center caught an explosion mid-air across the Potomac. https://t.co/v75sxitpH6 pic.twitter.com/HInYdhBYs5

— Alejandro Alvarez (@aletweetsnews) January 30, 2025

Desde a confirmação da tragédia, equipes de resgate foram mobilizadas no rio Potomac na tentativa de recuperar os corpos das vítimas. Até o momento, não há relatos de sobreviventes.

Torre de Comando

A plataforma especializada LiveATC.net divulgou um áudio, reproduzido pela CNN, que revela a interação entre os controladores de tráfego aéreo e os pilotos de aeronaves que se aproximavam do aeroporto no momento do acidente.

Pouco antes da colisão, a torre de controle entrou em contato com o helicóptero militar, identificado pela sigla PAT25, que realizava um treinamento noturno, para confirmar se ele avistava o CRJ, um avião Bombardier CRJ700.

"PAT 2-5, você tem o CRJ à vista?", pergunta o controlador. "PAT 2-5, passe atrás do CRJ". Em seguida, o piloto militar responde: "PAT 2-5 tem aeronave à vista, solicito separação visual".

Segundos depois, ao perceber a colisão, a torre de controle expressa surpresa e perde contato com o helicóptero. Logo após o impacto, um piloto de outra aeronave questiona: "Torre, você viu isso?", e o controlador responde: "Sim, nós vimos...".

O controlador então informa os demais pilotos sobre a situação: "Não sei se você viu o que aconteceu, mas houve um acidente na aproximação final da pista 3-3. Vamos suspender as operações por tempo indeterminado. Caso queira retornar ao portão, recomendo fortemente que coordene com sua companhia aérea. Informe-me sua decisão".

Outro piloto responde: "Sim, estávamos em aproximação final curta e vimos sinalizadores do lado oposto do Potomac". Por fim, a torre de controle afirma: "Aparentemente, as duas aeronaves envolvidas estão no rio. Busca e resgate serão iniciados".

Diante da situação crítica, os controladores imediatamente redirecionaram voos para outros aeroportos e mantiveram em solo aeronaves que aguardavam decolagem.

Em uma entrevista coletiva na manhã de quinta-feira, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, confirmou: "Os dois aparelhos estão na água".

A American Airlines emitiu um comunicado informando que o voo 5342, que partiu de Wichita, Kansas (ICT), com destino a Washington, sofreu um acidente com 60 passageiros e quatro tripulantes a bordo.

O chefe dos bombeiros de Washington, John Donnelly, declarou que as condições adversas, incluindo frio intenso, ventos fortes e a presença de gelo no rio, dificultam os trabalhos das equipes de resgate.

Estados Unidos Mundo notícias avião Washington acidente aeroporto helicóptero Acidente aéreo torre de comando

Leia também

Dia das Mães: 5 curiosidades sobre a comemoração ao redor do mundo


Cano de madeira romano é descoberto sob cidade belga


Cientistas descobrem animal que consegue sobreviver sem oxigênio


Mapa mostra como a Terra poderá estar em 250 milhões de anos


Cervejinha, aniversário e evento de frades: as visitas do papa Leão XIV ao Brasil


O Iluminado: Como estão as gêmeas do filme 45 anos após clássico do terror?


OSZAR »