Recebido por correspondência na Biblioteca Crediton, no Reino Unido, livro infantil estava fora do acervo desde março de 1993
Éric Moreira Publicado em 27/12/2024, às 13h08
Recentemente, funcionários da Biblioteca Crediton, no Reino Unido, se surpreenderam ao receber por correspondência um livro infantil que já não estava mais em seu acervo há mais de 30 anos. O livro foi emprestado em 25 de março de 1993, e só retornou no último dia 20 de dezembro.
O exemplar em questão, uma cópia do livro infantil de alfabetização "Thomas' ABC" ("ABC do Thomas", em tradução livre) é escrito pelo britânico Wilbert Vere Awdry, e tem como protagonista o famoso trenzinho Thomas, da animação "Thomas e Seus Amigos", um grande sucesso mundial nas décadas de 1990 e 2000, repercute a Revista Galileu.
O inusitado anúncio de devolução foi feito nas redes sociais pela própria administração da biblioteca. "Somos muito gratos ao leitor anônimo que nos enviou de volta nossa cópia do 'Thomas's ABC' esta semana", escreveram na legenda da postagem no Facebook. "Verificamos a etiqueta de data e notamos que a entrega deste livro estava ligeiramente atrasada em 31,5 anos".
Além da capa do livro, também é possível observar na publicação uma foto do envelope em que a obra foi enviada — que não consta o endereço do remetente — e do cartão de empréstimo, onde é possível identificar que, realmente, o último carimbo de empréstimo data de 25 de março de 1993.
Possivelmente, muitos podem imaginar, o remetente não incluiu o endereço no envelope em que devolveu o livro infantil para não ser cobrado por uma eventual e nada barata multa de mais de 30 anos. Porém, ainda assim essa pessoa poderia ficar tranquila.
Isso porque, conforme acrescenta a administração da biblioteca na publicação do Facebook, "sorte do nosso leitor anônimo, não aplicamos mais multas sobre livros infantis".
Leia também: 90 anos depois, livro é devolvido para biblioteca e valor da multa surpreende
Corpo de Juliana Marins será velado nesta sexta com cerimônia aberta ao público
Incêndios obrigam pessoas a fugirem de suas casas na ilha de Creta, na Grécia
Após concluir liberdade condicional, Gypsy Rose pretende 'retomar a vida'
Balsa transportando 65 pessoas afundou na Indonésia
Galinhas-d’angola revelam que dinossauros podem ter sido mais lentos do que se pensava
Cientistas detectam 'batimentos cardíacos' no interior do planeta na Etiópia