Neste domingo, 4, os nove dias de luto pelo papa Francisco foram encerrados pelo Vaticano; agora, Igreja se prepara para eleição de novo pontífice
Éric Moreira Publicado em 05/05/2025, às 08h15
Neste domingo, 4 de maio, o Vaticano encerrou definitivamente o período de nove dias de luto decretados pelo papa Francisco — que faleceu no dia 21 de abril, aos 88 anos —, com uma missa em homenagem à sua "intensa vida pastoral". É um protocolo dentro da Igreja Católica a determinação dos Novendiais, período de nove dias de luto, quanto os papas morrem.
Embora Francisco tenha falecido no dia 21, o período de luto só começou formalmente em 26 de abril, quando ocorreu seu funeral. Agora, grande expectativa se cria sobre quem será seu sucessor, que será eleito em um conclave que, conforme repercute a AFP, começa na quarta-feira, 07, na Capela Sistina.
Durante os Novendiais, todos os dias foi celebrada uma missa em homenagem a Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, juntamente a outros cardeais da Igreja. O período chegou ao fim neste domingo, com uma missa oficiada pelo cardeal francês Dominique Hamberti — atual protodiácono, que proclamará "Habemos papam" quando for eleito um sucessor para o pontífice.
Durante a homília, Mamberti celebrou a "capacidade de adoração" de Francisco: "Sua intensa vida pastoral, seus incontáveis encontros, foram fundamentados nos longos momentos de oração que a disciplina inaciana havia incutido nele", descreveu.
"Suas 126 paradas em frente à 'Salus Populi Romani', um ícone atribuído a São Lucas que retrata a Virgem Maria com o menino Jesus nos braços, permanecerão em nossa memória e em nossos corações. E agora que ele descansa perto da amada Imagem, nós o entregamos com gratidão e confiança à intercessão da mãe do Senhor e nossa mãe", concluiu o cardeal, hoje com 73 anos.
Gérard Depardieu é condenado na França por crimes de agressão sexual
Cano de madeira romano é descoberto sob cidade belga
Brasileira perde o cargo de freira por 'beleza em excesso'; entenda!
Túmulo megalítico de 5.500 anos é restaurado na Alemanha
Mapa mostra como a Terra poderá estar em 250 milhões de anos
Morta há 433 anos, Santa Teresa tem corpo exibido pela 1ª vez em mais de século