Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco

Papa Francisco quebra tabus do Vaticano ao ordenar boletins de saúde diários

Internado para tratamento de uma pneumonia bilateral, papa Francisco ordenou emissão diária de boletins detalhados sobre sua saúde

Éric Moreira Publicado em 26/02/2025, às 10h00

Nos últimos tempos, a saúde do papa Francisco vem sendo um tema bastante comentado dentro e fora do Vaticano, depois que o pontífice foi internado para tratar de uma pneumonia bilateral. Desde então, uma série de boletins informando sobre seu estado de saúde vem sendo emitidos diariamente, o que representa uma quebra de um antigo paradigma.

Isso porque, conforme repercute o g1, discutir abertamente sobre a saúde do papa sempre foi um dos maiores tabus do Vaticano durante séculos. Afinal, sendo o pontífice líder de mais de um bilhão de católicos espalhados por todo o mundo, ele é uma figura reverenciada, de forma que falar sobre sua saúde terrena era considerado profano.

Por exemplo, o papa João Paulo II já chamava atenção com tremores visíveis durante anos, até que, em 2003, o Vaticano confirmou que ele sofria com mal de Parkinson. Outro caso semelhante foi o papa João XXIII, que sofreu com um câncer de estômago durante oito meses antes de sua morte, enquanto a doença só foi divulgada posteriormente.

Porém, assim como em vários outros aspectos, o papa Francisco toma rumos diferentes. Ele está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, e vários detalhes sobre sua saúde e suas necessidades médicas são detalhados em boletins diários pela imprensa da Santa Sé.

Essa decisão, segundo especialistas e jornalistas que acompanham o Vaticano, aumenta a confiança de que o quadro de saúde do pontífice é relatado com precisão e transparência, o que inclusive se encaixa na maneira aberta de Francisco se comunicar.

Inclusive, em uma entrevista coletiva realizada no dia 21 de fevereiro, dois dos médicos que estão tratando Francisco afirmaram que foi o próprio papa quem ordenou a divulgação das atualizações diárias, inclusive com o líder religioso ajudando a redigir os boletins, incentivando a inclusão de detalhes específicos sobre sua condição e tratamentos.

Papa Francisco / Crédito: Getty Images

 

Combate à desinformação

Embora as autoridades do Vaticano não tenham comentado publicamente a motivação por trás das atualizações detalhadas, diversas outras autoridades apontam que a medida de divulgar o estado de saúde do papa com transparência é uma boa forma de combater a disseminação de informações imprecisas.

Por exemplo, um fato curioso é que, logo após a internação de Francisco, algumas publicações chegaram a afirmar que ele havia morrido ou recebido a extrema-unção. Isso sem mencionar imagens geradas por inteligência artificial que o mostravam mantido vivo com a ajuda de aparelhos.

De acordo com as últimas atualizações de saúde, o papa Francisco está respirando por conta própria, e sua saúde, embora ainda preocupante, vem melhorando. Ocasionalmente ele recebe oxigênio, mas apenas conforme o necessário.

Mundo Itália notícias saúde Vaticano tradição Papa Francisco tratamento pneumonia boletins

Leia também

Cientistas filmam pela primeira vez em 3D o nascimento de um coração


Âmbar pré-histórico no Japão revela indícios de tsunami da era dos dinossauros


Estátua em homenagem a Melania Trump na Eslovênia desaparece


Teoria de tudo: Físicos propõem novo caminho após reverem teoria de Einstein


Documentário da Apple TV+ resgata histórica revolta estudantil surda nos EUA


Após 34 anos, lagartixa sul-africana dada como extinta é redescoberta


OSZAR »