Putin decidiu suspender 'Jogos da Amizade' - Wikimedia Commons
Putin

Putin desiste de criar 'olimpíadas paralelas' após boicote do COI

Depois que o Comitê Olímpico Russo foi banido das Olimpíadas de Paris pela entidade organizadora dos jogos, Kremlin quase criou competição própria

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/12/2024, às 21h20

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira, 2, a suspensão da organização dos Jogos Mundiais da Amizade, uma iniciativa idealizada para rivalizar com os Jogos Olímpicos.

Previstos para serem realizados no último mês de setembro em Moscou e Ekaterimburgo, os jogos não ocorreram, e o adiamento foi oficializado por meio de um decreto publicado no portal jurídico do governo russo.

Segundo o texto, a decisão foi tomada para "defender os direitos dos atletas e das organizações de esporte ao livre acesso às atividades esportivas internacionais". Não foram divulgados detalhes sobre o motivo do adiamento.

O projeto dos Jogos da Amizade foi anunciado no contexto das sanções impostas contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia em 2022 e os escândalos de doping patrocinado pelo Estado.

Sanções

Esses eventos deterioraram as relações entre Moscou e entidades esportivas globais. A iniciativa russa foi interpretada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como uma tentativa de usar o esporte para propaganda política.

Além disso, a Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, permitindo a participação de apenas 15 atletas sob bandeira neutra, após um rigoroso processo de triagem.

Os critérios incluíam demonstrar oposição à intervenção militar na Ucrânia e não ter ligação com instituições militares ou de segurança. Sem representação oficial, muitos atletas russos desistiram da competição, criticando os critérios como "discriminatórios".

O COI criticou duramente a proposta dos Jogos da Amizade, classificando-a como um esforço político que instrumentaliza atletas para fins propagandísticos. A decisão de suspender o evento reforça o impacto contínuo das tensões políticas e sanções internacionais no cenário esportivo global.

Rússia notícias Vladimir Putin olimpíadas Comitê Olímpico Internacional Jogos da Amizade

Leia também

Complexo secreto nazista vira atração turística na Polônia


Incêndio destrói mansão histórica ligada à escravidão no sul dos EUA


Fóssil excepcional revela nova pista sobre a origem do voo nas aves


Escultura representando rei assírio cercado por deuses é descoberta no Iraque


Bebê é curado com primeira edição genética: 'Corrigimos uma letra no DNA'


Teoria de tudo: Físicos propõem novo caminho após reverem teoria de Einstein


OSZAR »