'Ainda Estou Aqui' ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional - Getty Images
Oscar 2025

Veja a repercussão da imprensa internacional após vitória de 'Ainda Estou Aqui'

Filme de Walter Salles supera favorito francês e emociona a crítica internacional com história de resistência e superação de Eunice Paiva

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/03/2025, às 12h00

O filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' escreveu um capítulo histórico no Oscar 2025 ao conquistar a estatueta de Melhor Filme Internacional, um feito inédito para o cinema do Brasil. A vitória surpreendeu a crítica internacional, que apontava o francês 'Emilia Pérez' como favorito na categoria.

Repercussão

A revista Vanity Fair classificou 'Ainda Estou Aqui' como um "pequeno filme" que, com uma produção de baixo orçamento, superou o badalado representante francês.

"Feito por menos de US$ 1,5 milhão, o emocionante filme biográfico da ativista progressista Eunice Paiva (interpretada pela indicada ao Oscar Fernanda Torres) arrecadou uma impressionante bilheteria global de mais de US$ 27 milhões, nas costas do entusiasmo orgânico da mídia social que se espalhou pelo mundo. A exploração inspiradora do filme sobre a resistência de uma mulher ao autoritarismo ressoou particularmente nos EUA, e sua astuta distribuidora doméstica, a Sony Pictures Classics, montou uma ofensiva de exibição perfeitamente cronometrada para os membros da Academia depois que Torres conquistou uma vitória no Globo de Ouro em dezembro", destacou a revista em nota.

O The Guardian apontou que a vitória de 'Ainda Estou Aqui' foi beneficiada pelas polêmicas que cercaram 'Emilia Pérez'. "Quando as indicações ao Oscar foram anunciadas, o último filme liderou o campo, mas sua campanha de premiação foi abalada depois que postagens preconceituosas foram descobertas no feed de mídia social de Karla Sofía Gascón, junto com reclamações sobre a representação do México e sua história", apontou em nota.

O The Hollywood Reporter classificou a vitória de 'Ainda Estou Aqui' como "notável": "O Brasil ganhou seu primeiro Oscar de longa-metragem internacional por 'Ainda Estou Aqui', a história de uma família despedaçada em meio a uma ditadura. Notavelmente, o longa superou a francesa 'Emilia Pérez', que levou para casa vários Oscars no início da noite", relatou o site em texto.

Já o site britânico Far Out, não acreditava muito na conquista: "O filme foi considerado um pouco menos provável de vencer do que 'Emilia Perez', de Jacques Audiard, mas depois de uma série de controvérsias, o filme parece ter caído em desgraça entre os eleitores do Oscar, assim como 'Ainda Estou Aqui' alcançou um público maior", explicou em nota.

Brasil Mundo notícias Ditadura militar Oscar filmes premiação Imprensa Walter Salles repercussão Fernanda Torres Ainda Estou Aqui

Leia também

Incêndio destrói mansão histórica ligada à escravidão no sul dos EUA


Fóssil excepcional revela nova pista sobre a origem do voo nas aves


Escultura representando rei assírio cercado por deuses é descoberta no Iraque


Bebê é curado com primeira edição genética: 'Corrigimos uma letra no DNA'


Teoria de tudo: Físicos propõem novo caminho após reverem teoria de Einstein


Robô criado por estudantes resolve cubo mágico em tempo recorde: 'Piscar de olhos'


OSZAR »