Harry buscava a revogação da decisão do governo britânico de reduzir o nível de sua proteção policial durante suas visitas ao Reino Unido
Giovanna Gomes Publicado em 02/05/2025, às 12h23
O príncipe Harry, filho mais novo do rei Charles III, perdeu a ação judicial contra a decisão do governo britânico de reduzir o nível de sua proteção policial durante suas visitas ao Reino Unido.
O duque de Sussex buscava anular uma decisão do Tribunal Superior britânico que manteve a resolução do Comitê Executivo para a Proteção da Realeza e Figuras Públicas (RAVEC), responsável por rebaixar sua segurança.
De acordo com o portal CNN, a mudança ocorreu em fevereiro de 2020, após o príncipe e sua esposa, Meghan, deixarem de atuar como membros ativos da família real e passarem a residir parte do tempo nos Estados Unidos.
No ano passado, o juiz aposentado Peter Lane rejeitou o pedido de revisão judicial feito por Harry, considerando a decisão do RAVEC legal e razoável, além de afirmar que não houve irregularidades no processo.
Harry esteve presente na audiência do Tribunal de Apelações de Londres em abril, quando sua advogada, Shaheed Fatima, alegou que o duque havia sido alvo de “tratamento inferior e injustificado” e que o modelo de proteção “personalizado” adotado pelo comitê não representava uma melhoria, como alegado.
Em defesa do Ministério do Interior, o advogado James Eadie argumentou que não houve retirada total da segurança, mas sim uma adaptação às novas circunstâncias de Harry como residente no exterior e ex-membro ativo da realeza, algo que, segundo ele, seria mais apropriado.
A segurança da família é uma preocupação recorrente para o príncipe. Ele já expressou o desejo de visitar o Reino Unido com mais frequência e afirmou ao Supremo Tribunal em dezembro de 2023 que o país é “fundamental para a herança” de seus filhos, desejando que eles se sintam tão em casa lá quanto nos Estados Unidos.
Túmulo ligado a amigo de Alexandre, o Grande, pode ter alinhamento oculto
China anuncia avanços arqueológicos que reconstroem o passado com precisão
Mistério envolvendo 'dragão' encontrado no Japão é desvendado em novo estudo
Paulo Cupertino pede adiamento de júri por assassinato de Rafael Miguel
NASA encontra dezenas de novas bactérias em sala usada para missão a Marte
Genomas antigos revelam que colapso maia não significou extinção da população