Nesta quinta-feira, 8, a Igreja Católica anunciou seu novo líder: Robert Prevost, que assumiu o nome de Leão XIV, foi escolhido o sucessor de Francisco
Nesta quinta-feira, 8, o segundo dia de Conclave, os 133 cardeais que participaram das votações escolherem um novo líder da Igreja Católica: Robert Prevost, que agora, passará a ser chamado de Leão XIV.
O conclave começou na última quarta-feira, 7, no Vaticano. Desde então, os cardeais estavam reunidos na Capela Sistina, isolados do 'mundo exterior' durante o processo de votação do novo pontífice.
A fumaça branca começou a sair da chaminé instalada na chaminé da Capela Sistina por volta das 18h08 de Roma (13h08 no horário de Brasília), anunciando a escolha do sucessor do papa Francisco. Além da fumaça branca, o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro também anunciaram o desfecho positivo da votação.
Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas", disse em sua primeira saudação. "Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá."
Na tarde desta quinta-feira, 8, o conclave escolheu o novo líder da Igreja Católica. Anuncio foi feito através da tradicional fumaça branca saindo pela chaminé da Capela Sistina.
Após a quarta votação, no segundo dia do conclave, cardeais chegaram a decisão e elegeram um novo papa que recebeu mais de dois terços dos 133 votos. Para a votação, apenas cardeais com menos de 80 anos estão aptos a votarem — embora papa não tenha idade limite para assumir o cargo.
Ainda hoje, o novo escolhido anunciará seu nome de papa e fará um pronunciamento para fiéis que aguardam na Praça de São Pedro, no Vaticano.