11 de setembro: 5 livros para estudar os ataques que completam 23 anos hoje
Veja os Atentados às Torres Gêmeas e ao Pentagono da perspectiva dos sobreviventes
Redação Publicado em 11/09/2024, às 14h00
Michael Rieger / FEMA News Photo / Domínio Público, via Wikimedia Commons - As equipes de bombeiros de Nova York e do Salt Lake City Urban Search and Rescue unidas no World Trade Center
Hoje, 11 de setembro de 2023, os Atentados às Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York e ao Pentágono - Departamento de Defesa dos Estados Unidos - completam 23 anos. O ataque, que custou quase três mil vidas e deixou mais de seis mil pessoas feridas, ocasionou em sequelas que perduram até os dias atuais, sendo conhecido como um dos eventos históricos que mais chocaram o mundo.
Com o passar dos anos, aqueles que assistiram o ocorrido em plantões de notícias na televisão podem ter uma visão aprofundada dos ataques organizados pela organização terrorista Al Qaeda através dos olhos de quem viveu aquele dia de perto - os jornalistas e os sobreviventes.
Por isso, a Aventuras na História selecionou 5 livros para você compreender melhor os eventos de 11 de setembro de 2001 através dessas pessoas que vivenciaram o atentado de perto.
Saiba todos os bastidores do ataque através da narração de Ivan Sant’Anna, autor de Caixa Preta que pesquisou por três anos cada detalhe desse fatídico dia em 2001. Ele revela a trajetória dos homens que planejaram o ataque e responde as perguntas mais recorrentes sobre a tragédia.
O livro reúne uma série de entrevistas de Noam Chomsky - linguista e pensador americano - a jornalistas estrangeiros logo após os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono. Nele, Chomsky nos mostra todo o pano de fundo que pode ser uma das causas da tragédia.
O jornalista e historiador Garrett Graf conta a história de 11 de setembro de 2001 através aqueles que a viveram. Ele pinta um retrato vivo do ocorrido por meio de transcrições inéditas, documentos recentemente tornados públicos, entrevistas e relatos.
A jornalista Simone Duarte traz, em primeira mão, relatos de 7 pessoas de 4 nacionalidades diferentes que não teriam nada em comum se o atentado às Torres Gêmeas não tivesse acontecido. Assim, ela expõe as histórias que o Ocidente não conhece sobre a história desse dia em 2001.
A fim de ajudar na compreensão dos acontecimentos de 11 de setembro de 2011, o autor nos leva até as raízes da Al-Qaeda e de Osama Bin Laden, desmistificando algumas crenças sobre a organização e seu criador a fim de entender os acontecimentos que marcaram o mundo.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade