Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bin Laden

Ex-Navy Seal revela o que passou por sua mente durante a captura de Bin Laden

Em documentário, ex-integrante dos Navy Seals compartilhou detalhes do momento em que encontrou o líder da Al-Qaeda Osama Bin Laden

Redação Publicado em 10/03/2025, às 12h15 - Atualizado às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-Navy Seal Robert O'Neill e Osama Bin Laden - Divulgação/Twitter e Getty Images
Ex-Navy Seal Robert O'Neill e Osama Bin Laden - Divulgação/Twitter e Getty Images

Uma nova série documental intitulada 'Procurados - EUA: Osama Bin Laden' vai revelar detalhes inéditos sobre a longa caçada que resultou na morte do líder da Al-Qaeda. Dividida em três partes, a produção revisita os bastidores da operação que pôs fim à busca por Bin Laden, quase uma década após ele os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

A série traz depoimentos de agentes da CIA, do FBI e dos Navy SEALs, além de testemunhas diretas dos eventos que culminaram na Operação Neptune Spear. A etapa final da produção se concentra na missão que recebeu sinal verde do então presidente Barack Obama e que, em 1º de maio de 2011, levou as forças especiais dos EUA ao complexo de Bin Laden, em Abbottabad, no Paquistão.

Entre os entrevistados está Robert O'Neill, ex-integrante dos Navy SEALs, que compartilha detalhes do momento em que encontrou o terrorista. O'Neill descreve o clima de tensão enquanto subia até o terceiro andar do esconderijo, ao lado de outro oficial: "Estes podem ser homens-bomba, mas podemos vencê-los, mas temos que ir agora", pensou, de acordo com o portal Mirror.

Execução

Ao alcançar o último andar, Robert se deparou com Bin Laden. “Eu me viro para cá e parado na minha frente, a dois pés de distância, está Osama Bin Laden ... Foi um daqueles momentos da vida em que as coisas desaceleram", contou.

"Ele é mais alto do que eu pensava, ele é mais magro do que eu pensava, sua barba era cinza/branca, mas eu reconheci seu nariz, este é definitivamente ele. Ele não está se rendendo, ele é uma ameaça, não só para mim, mas para toda a minha equipe", prosseguiu.

O'Neill relembrou seu pensamento naquele instante: "Ele tem que morrer." Bin Laden foi então baleado na cabeça e no peito, morrendo imediatamente. O corpo foi levado ao Afeganistão para identificação oficial antes de ser enterrado no Mar da Arábia, conforme os ritos islâmicos. Horas mais tarde, Barack Obama anunciou a morte de Osama Bin Laden em uma transmissão ao vivo.

OSZAR »