Nesta semana, novos tremores foram sentidos na região da ilha de Santorini, na Grécia, que preocuparam autoridades e moradores locais
Publicado em 12/02/2025, às 09h11
Nesta terça-feira, 11, o Instituto de Geodinâmica do Observatório de Atenas informou que vários terremotos foram sentidos mais uma vez na ilha de Santorini, na Grécia, e na vizinha Amorgos. O mais forte dos tremores registrados tinha 5,2 graus de magnitude, e levantaram grandes preocupações entre autoridades e moradores locais.
Conforme repercute o UOL, o tremor mais forte foi registrado por volta das 22h16 (no horário local) de segunda-feira, 10, sendo sentido inclusive na capital grega, Atenas, a mais de 200 quilômetros de distância. Felizmente, não houve grandes danos ou feridos.
O alerta de atividade sísmica levou à evacuação de mais de 11 mil pessoas da região nos últimos dias. Foram detectados mais de 12.800 terremotos entre Santorini e Amorgos somente entre 26 de janeiro e 8 de fevereiro deste ano, informou o laboratório de sismologia da Universidade de Atenas.
Agora, os pesquisadores buscam encontrar formas de transmitir mensagens pedindo calma à população, mas alertando que o ciclo ainda deve se prolongar por mais algumas semanas.
Nesse meio tempo, foi decretado pelo serviço de proteção civil da Grécia o estado de emergência para toda a ilha de Santorini. Lá, as escolas estão fechadas desde 3 de fevereiro, e deve permanecer assim até a próxima sexta-feira, 14, segundo as autoridades gregas.