Líder da Igreja Católica desde março de 2013, o papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, no Vaticano
Publicado em 21/04/2025, às 07h17 - Atualizado às 17h44
Nesta segunda-feira, 21, faleceu no Vaticano o líder máximo da Igreja Católica, o papa Francisco, aos 88 anos. Ele morreu às 2h35 pelo horário de Brasília, e ocupou o cargo máximo da Igreja Católica durante 12 anos. Segundo o Vaticano, o pontífice morreu de AVC e insuficiência cardíaca.
Nos últimos meses, a condição de saúde do papa Francisco já vinha preocupando fiéis de todo o mundo. No começo de fevereiro, por exemplo, o pontífice declarou durante uma audiência semanal que estava lidando com um "forte resfriado", que mais tarde o Vaticano descreveria como sendo, na verdade, uma pneumonia dupla.
Por isso, inclusive, ele até mesmo realizou celebrações em sua casa, mas ainda chamando atenção por estar bastante ofegante. Em uma ocasião ele inclusive pediu para seu assessor ler seu discurso, e pediu desculpas: "Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu", brincou o pontífice durante a celebração.
Em outra ocasião, Francisco também deixou a responsabilidade de continuar a leitura a um sacerdote: "e agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias", afirmou.
Na quarta-feira, 12 de fevereiro, Francisco pediu pela terceira vez para que outra pessoa lesse seu discurso, com dificuldades para respirar e bastante ofegante.
Vale mencionar que o papa Francisco já não tem a parte superior de seu pulmão direito desde os 21 anos, quando foi acometido por uma pneumonia grave e outros três cistos no pulmão, segundo o g1, o que já tornava sua capacidade respiratória reduzida.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", informou o Vaticano em comunicado oficial.
Com nome de batismo de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco nasceu no dia 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, o que o tornou o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir após a renúncia de seu antecessor, e também o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica durante quase 12 anos, ele foi o 266º papa da história, sendo eleito no dia 13 de março de 2013. Desde então, ele ficou conhecido principalmente por posicionar-se politicamente em vários sermões, criticando líderes de países em guerra nos últimos anos, além de que seu papado foi marcado por ter como prioridade o combate à pobreza — por isso, inclusive, escolheu seu nome em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pobres.
Além disso, ele também será lembrado como um grande reformador ao tentar fazer com que a Igreja abandonasse sua obsessão histórica em tabus sexuais. Ele colocou em pauta várias discussões sobre a relação entre a Igreja e fiéis homossexuais, além de também tratar abertamente dos escândalos que já envolviam a instituição sobre abusos infantis.