Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oscar 2025

Veja a repercussão da imprensa internacional após vitória de 'Ainda Estou Aqui'

Filme de Walter Salles supera favorito francês e emociona a crítica internacional com história de resistência e superação de Eunice Paiva

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/03/2025, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Ainda Estou Aqui' ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional - Getty Images
'Ainda Estou Aqui' ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional - Getty Images

O filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' escreveu um capítulo histórico no Oscar 2025 ao conquistar a estatueta de Melhor Filme Internacional, um feito inédito para o cinema do Brasil. A vitória surpreendeu a crítica internacional, que apontava o francês 'Emilia Pérez' como favorito na categoria.

Repercussão

A revista Vanity Fair classificou 'Ainda Estou Aqui' como um "pequeno filme" que, com uma produção de baixo orçamento, superou o badalado representante francês.

"Feito por menos de US$ 1,5 milhão, o emocionante filme biográfico da ativista progressista Eunice Paiva (interpretada pela indicada ao Oscar Fernanda Torres) arrecadou uma impressionante bilheteria global de mais de US$ 27 milhões, nas costas do entusiasmo orgânico da mídia social que se espalhou pelo mundo. A exploração inspiradora do filme sobre a resistência de uma mulher ao autoritarismo ressoou particularmente nos EUA, e sua astuta distribuidora doméstica, a Sony Pictures Classics, montou uma ofensiva de exibição perfeitamente cronometrada para os membros da Academia depois que Torres conquistou uma vitória no Globo de Ouro em dezembro", destacou a revista em nota.

O The Guardian apontou que a vitória de 'Ainda Estou Aqui' foi beneficiada pelas polêmicas que cercaram 'Emilia Pérez'. "Quando as indicações ao Oscar foram anunciadas, o último filme liderou o campo, mas sua campanha de premiação foi abalada depois que postagens preconceituosas foram descobertas no feed de mídia social de Karla Sofía Gascón, junto com reclamações sobre a representação do México e sua história", apontou em nota.

O The Hollywood Reporter classificou a vitória de 'Ainda Estou Aqui' como "notável": "O Brasil ganhou seu primeiro Oscar de longa-metragem internacional por 'Ainda Estou Aqui', a história de uma família despedaçada em meio a uma ditadura. Notavelmente, o longa superou a francesa 'Emilia Pérez', que levou para casa vários Oscars no início da noite", relatou o site em texto.

Já o site britânico Far Out, não acreditava muito na conquista: "O filme foi considerado um pouco menos provável de vencer do que 'Emilia Perez', de Jacques Audiard, mas depois de uma série de controvérsias, o filme parece ter caído em desgraça entre os eleitores do Oscar, assim como 'Ainda Estou Aqui' alcançou um público maior", explicou em nota.

OSZAR »