Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Dia 0

Dia 0: série eletrizante da Netflix é baseada em história real?

Em Dia 0, nova série da plataforma de streaming Netflix, os Estados Unidos são tomados pelo caos após um ataque cibernético devastador

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 20/02/2025, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série Dia 0, da Netflix - Divulgação/Netflix
Cena da série Dia 0, da Netflix - Divulgação/Netflix

Já disponível no catálogo da plataforma de streaming Netflix, a série "Dia 0" chama atenção. A trama gira em torno de um catastrófico ataque cibernético, que faz com que o ex-presidente dos EUA George Mullen (interpretado por Robert De Niro, também produtor executivo da série) seja convocado para investigar os responsáveis pela morte de milhares e pela onda de caos que tomou o país.

Mullen se vê em uma corrida contra o tempo para descobrir a verdade em meio à desinformação que fragmentou a sociedade, enquanto ambições no setor tecnológico, financeiro e governamental colidem com suas próprias batalhas internas.

Os seis instigantes episódios foram desenvolvidos por um time que inclui profissionais com experiência em política e segurança nacional, como Michael S. Schmidt, repórter vencedor do Prêmio Pulitzer pelo The New York Times. A direção ficou a cargo de Leslie Linka Glatter (Homeland).

Schmidt comentou sobre o tema central da série: “Esta é uma história sobre o que aconteceria ao país se houvesse outro ataque do nível do 11 de setembro”, disse ele à Netflix. “Se algo muito catastrófico acontecesse ao nosso país agora, como o país reagiria?”.

Assim, "Dia 0" imagina as consequências devastadoras de um ataque cibernético em larga escala. “O governo federal nunca conseguiu mostrar ao público o que seria um Pearl Harbor cibernético ou um 11 de setembro cibernético. Esta é uma oportunidade para proporcionar um exemplo disso,” explica.

História fictícia

Mas será que um evento como o retratado em "Dia 0" poderia realmente acontecer? Existe uma história real por trás da produção?

Bom, a série da Netflix é ficcional, no entanto, especialistas alertam que o risco de grandes ataques cibernéticos é real. O consultor político Eric Schultz, ex-porta-voz adjunto da Casa Branca durante a administração Obama, enfatizou que “A ameaça é real e perigosa. Cabe ao governo, trabalhando com parceiros no espaço da segurança nacional, no setor privado, [e] no espaço da tecnologia, estar constantemente o mais vigilante possível, porque essas ameaças não vão desaparecer tão cedo — ou nunca".

Por outro lado, Clint Watts, um ex-agente especial do FBI, considera improvável um ataque nos moldes da série devido à complexidade humana envolvida na coordenação necessária para tal devastação.

Dia 0
Cena de "Dia 0" - Divulgação/Netflix

"Acho que esse é o ponto-chave na dimensão humana do ataque cibernético", destacou ele à Netflix. "Não é só que alguém digitou um em vez de um zero, são muitas pessoas que estavam se organizando para executar isso de uma forma que seria devastadora... Não é só um monte de máquinas fazendo o ataque cibernético, é um monte de pessoas usando máquinas para fazer o ataque cibernético para criar esse efeito. Então, é altamente improvável que essa situação surja".

Ele também relembra que existem muitas pessoas ao redor do mundo que trabalham para impedir um ataque do tipo.

"Então, não acho que as pessoas devam ficar acordadas à noite preocupadas que sua internet vá cair. Acho que, na maior parte, temos pessoas realmente inteligentes que estão nesse tipo de coisa. Mas você tem que tomar cuidado com as pessoas más, não com as máquinas más".

Todos os episódios de "Dia 0" já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.

OSZAR »