Com métodos de intimidação violenta, esse grupo liderado por um homossexual foi essencial para a ascensão de Hitler
Quando pensamos numa organização militar do partido nazista, logo nos vem à cabeça a SS (Schutzstaffel), responsável por muitos dos crimes contra a humanidade perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial. Mas a SS tem uma origem mais antiga: ela surgiu como um braço da terrível Sturmabteilung, ou SA, intimamente ligada à ascensão de Hitler ao poder.
Divisão violenta
A SA foi fundada em 1921, a partir do agrupamento de apoiadores extremistas do movimento nazista. Em Munique, seus primeiros membros foram grupos armados, compostos por ex-soldados que lutaram contra a República de Weimar. Equipados com uniformes marrons, que eram mais baratos após a Primeira Guerra Mundial, os homens da SA eram responsáveis por proteger o Partido Nazista de diversas formas.
A Sturmabteilung interrompia violentamente reuniões de partidos opostos, protegia comícios e assembleias nazistas e intimidava judeus e sindicalistas, sendo um de seus maiores alvos o Partido Comunista da Alemanha. Em janeiro de 1931, a divisão passou a ser liderada por Ernst Rohm, oficial anticapitalista que tinha o desejo de transformá-la na principal força militar da Alemanha.
Em 1933, com a chegada de Adolf Hitler ao poder, a violência nas ruas instaurada pela SA ficou ainda mais descontrolada, passando a ser vista com maus olhos pelo exército regular e por ricos industriais. Enquanto isso, Rohm pressionava o partido para realizar uma segunda revolução nazista, que instaurasse o socialismo no país. O oficial acumulou muitos inimigos no partido, entre outros motivos, por ser abertamente homossexual.
Diante disso, Hitler resolveu utilizar as forças da SS (divisão que se tornara autônoma da SA) para limpar o terreno, no que ficou conhecido como Noite das Facas Longas. Rohm e dezenas de líderes da SA foram executados, e a divisão deixou de desempenhar um papel importante no Partido. Suas forças militares foram formalmente dissolvidas após a derrota final da Alemanha Nazista, em 1945.
Saiba mais sobre a história do Nazismo:
1. A Noite das Facas Longas. 48 Horas que Mudaram a Face do Mundo, de Paul R. Maracin (2010) - https://amzn.to/2oIVSuU
2. A história revelada da SS, de Robert Lewis Koehl (2015) - https://amzn.to/31uOwIp
3. Tornando-se Hitler: A construção de um nazista, de Thomas Weber (2019) - https://amzn.to/2J2g6Xa
4. Espelho do Ocidente: O nazismo e a civilização ocidental, de Jean-Louis Vullierme (2018) - https://amzn.to/31oCT5T
5. A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2MrYeHv
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.