Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Veterano sobrevivente do Dia D, que foi baleado três vezes, morre aos 101 anos

Soldado do 4º/7º Regimento de Dragões Reais, Newton participou do desembarque aliado em Gold Beach, na costa da Normandia, em 6 de junho de 1944

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 02/05/2025, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cecil Newton era veterano do Dia D - Arquivo pessoal/Commissioned Work
Cecil Newton era veterano do Dia D - Arquivo pessoal/Commissioned Work

Cecil Newton, um dos últimos veteranos britânicos do Dia D, morreu pacificamente enquanto dormia, aos 101 anos, na última quinta-feira, 1º de maio. Soldado do 4º/7º Regimento de Dragões Reais, Newtonparticipou do desembarque aliado em Gold Beach, na costa da Normandia, em 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Na época, com apenas 20 anos, ele desembarcou em solo francês a bordo de um tanque Sherman Duplex Drive (DD), veículo anfíbio que permitia a travessia marítima graças a uma hélice integrada. Após deixar Lepe Beach, na região de New Forest, integrou uma das primeiras tropas britânicas a pisar em território ocupado pelos nazistas.

O filho do veterano, Paul Newton, agradeceu em suas redes pelas homenagens recebidas: “Obrigado a todos pela amizade com meu pai e por apoiar seus esforços para lembrar aqueles do 4/7 RDG que não voltaram.”

Sobrevivente

Durante os combates, Cecil Newton sobreviveu a uma intensa troca de tiros, mas em novembro de 1944, já próximo da fronteira com a Alemanha, foi gravemente ferido. Baleado três vezes, nas pernas e no peito, quando saía de seu tanque, ele foi retirado de combate, mas resistiu aos ferimentos.

A notícia da morte de Newton comoveu autoridades e amigos. O ex-secretário de Defesa britânico, Sir Grant Shapps, declarou: “Fiquei profundamente comovido ao saber do falecimento de Cecil Newton, um verdadeiro herói do Dia D. Com apenas 20 anos, ele ajudou a libertar a Europa. Viveu até os 101, testemunhando a liberdade pela qual lutou. Temos com ele — e com sua geração — uma dívida que jamais poderemos pagar.”

O historiador Gary Wright, amigo pessoal do veterano, também prestou homenagem pública: “Recebi a notícia de sua morte ontem à noite. Ele tinha 101 anos e era um dos nossos últimos veteranos do Dia D. Desembarcou em Gold Beach com a Guarda Real de Dragões em um tanque anfíbio. Um homem admirável e inesquecível.”

A morte de Cecil Newton acontece poucos dias antes das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória na Europa, em 8 de maio — marco do fim da Segunda Guerra no continente.

Newton, que vivia em Aldbourne, no condado de Wiltshire, deixa um legado de coragem, sacrifício e memória viva de um dos episódios mais decisivos da história do século 20.

OSZAR »